Capa e Diagramação

Imagine-se em sua própria noite de autógrafos, sentado em uma mesa, autografando uma pilha de livros, diante de uma fila de amigos próximos, familiares e admiradores. Eles primeiramente terão contato com a capa, orelhas e correrão os olhos rapidamente na diagramação enquanto aguardam sua vez na fila.

Agora imagine que eles estão surpresos com a qualidade da sua obra, eles vêm e dizem “parabéns, seu livro está lindo!” ou então “adorei a capa!”. Pois então, esse é um importante diferencial entre um livro que vende e um que ficará esquecido para sempre na estante.

Depois disso vem a qualidade do seu texto, tanto na construção da narrativa, quanto no estilo de escrita e também no cuidado com o texto, que deve ter passado por um revisor profissional para que não haja nenhum erro de concordância ou ortográfico.

A capa de um livro é sua embalagem e cartão de visitas ao mesmo tempo. É ela quem dá o tom da obra à pessoa que passa os olhos de relance em uma série de livros no expositor ou estante. Muitas vezes, a capa é a única informação que temos em um site de venda.

Quando você faz um livro por conta própria, essa é uma das áreas em que deve prestar mais atenção. Avalie sempre os trabalhos feitos anteriormente e sinta se combinam com a sensação que você está querendo transmitir de sua obra. Visitar livrarias e estudar os estilos atualmente praticados também auxilia você a tomar uma postura mais profissional nas suas exigências.

É bom lembrar que a produção da capa é uma atividade com 50% de conhecimentos técnicos – disposição das letras, fontes adequadas, cores que combinem com o tom da obra, acabamento profissional – e 50% de criação artística – uma ilustração ou efeito de impacto, um detalhe inesperado, uma imagem que marque o livro na memória. Assim, se você encomenda uma, nunca vai receber exatamente o que espera, mas aquilo que o profissional percebe e cria para você.

Outro aspecto importante é a diagramação, que deve ser leve e facilitar ao máximo a leitura, estando adequada ao público leitor a que se destina. Por exemplo, pessoas com mais idade precisam de textos com tamanhos maiores de fontes. Um entrelinhamento adequado areja uma leitura, não cansando os olhos do leitor. Uma boa escolha de tipografia torna a leitura mais agradável também.

 

Se você quer um livro que surpreenda seus leitores, entre em contato comigo, sou especialista em:

  • Criação e arte-finalização de capa, incluindo qualquer tipo de acabamento (verniz UV, hot-stamping, relevo-seco, plastificação brilhante ou fosca, capa dura, flexível ou semi-flexível);
  • Projeto gráfico diferenciado de acordo com a proposta de sua obra;
  • Diagramação de texto e imagens;
  • Tratamento de imagens;
  • Assessoria na documentação necessária para publicação de livros junto à Biblioteca Nacional (ISBN) e Câmara Brasileira do Livro (ficha catalográfica);
  • Preparação e revisão de textos.

 

Entre em contato