Leitura Crítica

Às vezes você fica com dúvidas se o seu texto está interessante o suficiente para despertar a atenção de editores e leitores, ou se deveria modificar alguma coisa. É difícil ler e julgar o próprio trabalho com os olhos de um leitor.

Leitura crítica faz isso mesmo, é uma análise honesta de um original.

No meu caso, foco principalmente os aspectos editoriais, ou seja, se o original tem possibilidades de ser seriamente considerado para publicação por uma editora tradicional. Minha leitura crítica também serve para o escritor que queira publicar por conta própria e deseje saber suas chances de se distinguir no mercado.

Observo o que é bom no texto, o que funciona e dá força, e também o que não está tão bom. Faço um levantamento do que a meu ver diminui as chances de atrair um editor ou leitores, e dou sugestões para que o texto fique mais em conformidade com as expectativas do público a que a obra se dirige. Caso o texto esteja ok, minha leitura crítica aponta as prováveis áreas do mercado de livros em que o original tem possibilidades de ser aceito.

Isso não garante que o original será de fato aceito para publicação, mas a minha é a opinião de uma editora que trabalha há muitos anos com publicação e faz essa exata tarefa para uma série de editoras grandes e pequenas, assim como para escritores.

Sugiro, no entanto, que você peça uma leitura crítica apenas se você estiver mesmo disposto/a a receber uma avaliação honesta a respeito de seu texto! Esse trabalho não é um afago de ego e o mais valioso dele é justamente apontar para problemas que você não esteja enxergando.

Minha especialidade é leitura crítica com viés editorial, ou seja, avalio as chances de uma não-ficção (textos dissertativos, técnicos, acadêmicos, biográficos) ou uma ficção (histórias criadas pela imaginação de quem escreve) serem publicadas por editoras ou, no caso da autopublicação, se sobressaírem o suficiente para vocês ser lido e apreciado.

Se você quiser uma leitura crítica com viés editorial, por favor entre em contato comigo utilizando o formulário abaixo ou enviando um e-mail para laurabacellar@escrevaseulivro.com.br para verificar minha disponibilidade de tempo e prazo provável de leitura. O preço é de 480 reais para originais de até 250 laudas, sendo que uma lauda contém 1800 caracteres com espaço.

Se você deseja uma leitura crítica com viés literário, sugiro que entre em contato com Lúcia Facco, doutora em literatura pela UERJ e hábil parecerista para romances, contos e crônicas. Seu email é lufacco@oi.com.br e sua página www.luciafacco.xpg.com.br.

 

Entre em contato

error: Conteúdo não disponível para cópia.