Laura Bacellar

foto-lauraMeu nome é Laura Bacellar e trabalho no mercado editorial desde 1983. Sou formada em editoração pela ECA/USP e amo livros.

Fiz muito dentro de editoras. Comecei na Editora Paz e Terra como estagiária e saí, dois anos depois, como produtora editorial. Já tive todo tipo de posição dentro de departamentos editoriais: assistente editorial e chefe de produção (Hemus), editora assistente e editora-chefe (Brasiliense), consultora editorial (Ariadne e Bei Comunicações), editora responsável (Edições GLS e Malagueta) e co-editora (Mercuryo e Palas Athena).

Tenho experiência também como prestadora de serviços de tradução, preparação, revisão de tradução, revisão de provas, edição de texto e acompanhamento editorial para casas editoriais variadas, entre as quais Scipione, Ática, Summus, Leya, Larousse, SM, Moderna, assim como para autores independentes.

Fiz ainda um estágio de seis meses em uma editora alemã, a Piper Verlag, de Munique, e passei oito meses nos Estados Unidos fazendo um levantamento das editoras marginais e independentes de lá.

Dou cursos de produção editorial, formação de linha editorial, mercado de trabalho em editoras e nichos editoriais na Universidade do Livro/Unesp desde 2004.

Escrevi já vários livros como ghostwriter, adaptei clássicos para crianças, Robinson Crusoé, Drácula, Frankenstein, O signo dos quatro, Caninos brancos e Rei Artur, para a coleção Reencontro da Editora Scipione, Ramayana para a editora Berlendis e Mini Larousse do trânsito para a Larousse.

Lancei em 2001 Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação pela Editora Mercuryo, com muitas dicas para escritores. Venho desde então dando cursos e palestras para escritores, assim como workshops de formatação de livros, em São Paulo e várias cidades brasileiras.
Escrevi com o índio cariri Tkainã a lenda Mãe d’água, publicada pela Scipione em 2008. No mesmo ano fui autora, juntamente com Franco Reinaudo, do pioneiro O mercado gls, pela Editora Ideia e Ação. Em 2011 lancei, em co-autoria com Lúcia Facco e Hanna Korich, o livro Frente e verso, visões da lesbianidade, pela editora Malagueta.

Fundei a primeira editora brasileira inteiramente dedicada a minorias sexuais, as Edições GLS, que não coordeno mais, e a única casa editorial de toda a América Latina especializada em literatura para mulheres homossexuais, a Editora Malagueta.

Estou bastante focada no momento em direcionar escritores a que tenham carreiras criativas de sucesso, que entendam o mercado e se posicionem nele com destaque. Presto serviços de consultoria e ofereço workshops.

 

O que falam sobre Laura Bacellar

Parabéns pela sua iniciativa, em conjunto com Sidney Guerra. O site está muito bonito, objetivo, limpo e bastante agradável para se navegar por ele.
Quero lhe cumprimentar para qualidade, profundidade e objetividade de suas opiniões.
Em função de ter trilhado parte do caminho que você descreve tão bem, pude avaliar quão importante são as suas opiniões.
Ainda tenho que aprender várias lições que você apresenta e irei meditar sobre elas.
A sua iniciativa, em expor as dificuldades enfrentadas pelos autores, as suas posturas e aquelas dos editores são bastante ilustrativas.
As pessoas que, como eu, estão tentando adentrar nesse mundo recebem essas informações com grande interesse e admiração.
O papel educativo de seu site é fantástico. Continue com esse trabalho. Também gostei muito dos vídeos. Eles são muito informativos.
Parabéns ao Sidney pela elaboração do site.

Hoeck Miranda
Químico e escritor

 

Foi com grande satisfação que descobri seu site. Pude assistir a vídeos e adorei o conteúdo. Parabéns!

Já efetuei meu cadastro em seu site.
Como todo autor que quer se aprimorar, busco constantemente por informações que venham a acrescentar o trabalho. Encontrei excelente leitura e fonte de aprendizagem. Obrigada!

Maria Inês Bertoldi
Pedagoga e escritora

 

Você me ajudou muito, obrigada pelo carinho que teve em escolher as palavras para não me desmotivar. Seu trabalho foi fundamental na minha vida, para eu crescer nesse projeto. Concordo com tudo que disse, tanto que estou disposta a utilizar de suas dicas e reescrever de novo.

Cláudia
escritora

 

Primeiramente gostaria de apresentar minha felicidade em ver nosso mesmo sobrenome, e depois sobre suas informações no site Escreva seu Livro. Elas foram muito importantes para tirar minhas dúvidas, muito obrigado por suas dicas!! Mesmo!!

Diogo Bacellar
Mestre em Ensino de Ciências – UnB

 

Estou mandando essa mensagem para agradecer aos textos publicados no site. Eles esclareceram muitas dúvidas e questões que eu tinha sobre o empreendimento que é publicar um livro. Sempre gostei de ler e escrever, só de uns tempos para cá que senti a vontade de começar a divulgar meus pensamentos e experiências, porque acredito que, como nossa passagem nessa vida é breve, precisamos fazer com que ela valha a pena.

Obrigado e vou continuar acompanhando as atualizações do site, parabéns pelo trabalho de vocês.

Giulianno L. Liberalli – TI
Grupo Tinguá Rações – Nova Iguaçú – RJ

 

Sou um assíduo leitor do site Escreva Seu Livro, e algumas de suas dicas me serviram bastante para buscar uma editora compatível com aquilo que eu buscava, e finalmente encontrei! A Editora Schoba trabalha com auto-publicações de qualidade e não me arrependi de ter feito a escolha, trataram-me com presteza e dedicação, e finalmente estarei lançando o meu primeiro romance histórico: “A Condessa de Assis” – Romance, vingança e ambição no Segundo Reinado.Trata-se da primeira parte de dois tomos.

Resolvi não dormir no ponto, deste outubro de 2013 criei uma página no Facebook, com o nome “A Condessa de Assis”, que já conta com mais de 3000 seguidores, e que já teve mais de duzentas mil visualizações! Os ventos estão favoráveis.

João Paulo Foschi
Escritor

 

Quero dizer que li seu parecer e gostei muito da forma como você expôs seus argumentos. Deu pra ver que tem experiência de sobra nesse campo. Consegue até decifrar o autor, pela maneira como escreve….

Valmir Henrique Alberto
Escritor

 

Sou Paulo Carneiro, de São Paulo. Participei do seu seminário em julho do ano passado e até hoje lhe sou grato pelas dicas. Meu projeto trata da Saga dos Judeus Brasileiros do Sec. XVII. O trabalho está com problemas de estilo e lógica, entre outros. Mas decidi não mexer até receber orientações suas ou de alguém de você indique.

Um abraço desse cristão novo que te admira

Paulo Carneiro
Escritor

 

Gostaria de parabenizá-la pelo excelente material do site e também pelo trabalho que direta e indiretamente presta aos muitos escritores e ‘metidos’ a tal (rs) dando o caminho das pedras para estruturar um trabalho e buscar a sua publicação.

Estou iniciando um trabalho e seus textos têm me ajudado bastante.

Bruno Nunes Escabora

 

Certa vez lhe mandei um email falando sobre descoberta no seu site Escreve Seu Livro, o BooKSérie e como utilizei essa ferramenta para conseguir atrair leitores para meu livro. Dividi um pouco sobre a jornada de ser autora iniciante num mercado ainda pouco receptível aos livros nacionais, coisa que anda mudando nos últimos anos.

Meu livro passou 2 anos hospedado no site BooKSérie, de Outubro de 2011 até Outubro de 2012. Nesse meio tempo, estive à procura de leitores e apoiadores
que abraçassem esse projeto no meio virtual. Os blogs literários aos poucos começaram a divulgar o livro, alguns até fizeram resenhas. A repercussão teve a colaboração do boca a boca virtual, onde os leitores dos blogs também puderam procurar o livro e se cadastrar no site para ler.
Como autora estreante, um dos meus objetivos era ganhar a atenção das editoras para que no futuro o livro pudesse ganhar uma versão impressa e alcançasse o leitor tradicional. Durante o processo de divulgação na internet tive a oportunidade de receber o convite de algumas editoras, mas assim como eu, estreantes no mercado. Preferi esperar uma melhor oportunidade, pois sempre prezei muito a qualidade de texto além de boa diagramação, o leitor merece isso.
No dia 31 de Outubro pude comunicar aos leitores que o livro será enfim publicado por uma editora, a Draco, que irá publicar toda a série de Lagoena nos próximos anos. A Draco é conhecida por publicar literatura especulativa nacional e vem acrescendo a cada ano. Estou muito contente de ver esse objetivo alcançado graças as novas  ferramentas e interação de leitura. O autor hoje não fica à margem de todo processo que é escrever e divulgar um livro. Entendo que o autor precisa ser versátil, procurar novas maneiras de conquistar o leitor, de ser lido. Seu principal papel.
Desde já agradeço sua atenção!

Laísa Couto
Escritora

 

Assisti alguns de seus vídeos que achei bem humorados e honestos, é por isto que quis contatá-la. Não sou propriamente uma escritora iniciante, tenho onze livros publicados, a maioria pela Editora Cortez e alguns pela Editora da UFSC. Gostaria, uma vez que mudei de área nas minhas escritas, de submeter dois ensaios a uma análise crítica sua. Já tentei contatar um agente literário, mas não me senti segura.

Ana Lúcia Magela
Pedagoga

 

Bem, gostei muito da sua oficina, abriu um leque, mesmo difícil, organizou e deu sinais para orientar os passos.

Obrigada. Estou enviando em anexo o resumo, a sinopse e o modelo de carta de apresentação.

Kelly Christiane Shimohiro  

 

Antes de mais nada, obrigada pelo seu site! Ele me deu noção exatamente de onde estou pisando, dos passos que terei de der e do que é razoável esperar nessa tarefa árida de tentar ser publicada.

Eu escrevo e gosto de escrever há muito tempo. Sou jornalista, sempre sonhei em ser ficcionista, mas só recentemente consegui me organizar para tocar uma obra até o fim.
Obrigada por ser tão generosa e acessível em compartilhar conosco tudo que sabe!

Mariana Branco
error: Conteúdo não disponível para cópia.